Rádio


domingo, 22 de agosto de 2010

Seus pássaros estão bem alimentados?

                                

Componentes
Alpiste: como já sabemos, o alpiste é a principal semente usada na dieta do curiós; é rica em hidrato de carbono, proteínas, vitaminas B1 e E, etc. Os hidratos de carbono produzem calorias, mantendo a saúde da ave, facilitando a digestão.
Areia: os criadores sabem que as aves em geral não possuem dentes. Como nos curiós, o processo de digestão ocorre quando os músculos da moela se contraem triturando os grãos de alimentos ingeridos, é nesse processo que a areia desempenha um papel fundamental. É a areia que permite a "trituragem" que antecede à digestão e proceda de maneira completa, permitindo que a ave possa extrair do alimento todo o seu valor nutritivo. A areia que é ingerida pela ave vai para moela, fazendo as vezes dos dentes, ajudando a trituragem e digestão dos alimentos. Por esta razão o curió deve sempre ter à sua disposição uma quantidade de areia grossa, lavada e peneirada, se possível; esterilizada e seca ao sol, pode-se acrescentar junto desta areia a casca de ovo que pode ser fervida e moída ou triturada no liquidificador após secar ao sol por alguns dias; a casca não deve ser triturada muito no liquidificador para evitar que vire pó, fique num tamanho em que o curió possa escolher, onde junto com a areia que irá à moela.
A areia deve permanecer diariamente pois as aves saberão quanto e quando se alimentar.
Cálcio: a casca de ovo é uma rica fonte de cálcio o qual é indispensável para a vida das aves, osso de siba, farinha de ostra. É muito importante o cálcio para o pássaro, portanto deixar sempre na gaiola o que foi indicado, podendo até fazer mistura de areia com casca de ovo moída e a farinha de ostra.
Água: como em todos os seres vivos a maior parte que constitui o corpo é água, como não poderia deixar de ser os curiós também possuem água em seu corpo 60%. Uma ave pode ficar sem comer e perder suas gorduras e proteínas e ainda sobreviverá, enquanto que a perda de 15% de água resultará em sua morte.
Os curiós devem ter à sua disposição um pote de água para beber e outro para se banhar. A água a ser fornecida para o consumo da ave deve ser fresca e limpa, livre de impurezas ou mesmo de produtos químicos como cloro, etc; produtos estes que são utilizados no seu tratamento. A água é um dos alimentos insubistituível. Eles só vão ingerir a água disponível, por este motivo quando tiver de administrar remédios e vitaminas faz-se por via desta, pois a ave será obrigada a ingerir.
A água no organismo da ave se faz necessária pois ela transporta materiais de uma parte do corpo para outra e executa funções importantes na regulação da temperatura do organismo dos curiós.
A quantidade de água a ser consumida pelos curiós em relação aos alimentos, chega a ser numa proporção de 3 partes de água para uma parte de alimento ingerido.
A água deve ser trocada todos os dias, evitando assim o acúmulo de limo nos bebedouros que é prejudicial à ave; evite que fiquem expostos aos raios solares, porque a água esquenta e pode causar diarréia nas aves.
Quanto a água de beber em viveiros e voadeiras, estas devem ser colocadas do lado externo como nas gaiolas; se não for possível é aconselhável que não se coloque as vasilhas de água debaixo dos poleiros, para evitar que as aves defequem dentro dos bebedouros, podendo contaminar a água.
Lembramos sempre fornecer água limpa e fresca às aves e se possível de mina ou poços artesianos, pois temos notado que a água com cloro vem dando diarréia nas aves. Quando houver excesso de cloro na água (notável pelo cheiro forte e pelo paladar), deve-se fervê-la. 
Composição nutricional:
NutrientesArroz CatetoPainçoAlpisteMilhetoSenha
Umidade7,50011,2809,00010,5006,500
Proteína Bruta9,63012,55015,50016,20012,500
Fibra Bruta1,7409,8206,8102,2004,200
Gordura2,7003,9206,7304,3009,400
Cálcio0,0300,0800,1400,0720,360
Fósforo0,3120,3300,4300,2600,700
Matéria Mineral1,8602,9005,8501,6003,700
Proporções:
Arroz Catete (com casca) 10%
Milheto 10%
Painço (verde) 10%
Senha 12%
Alpiste 43%
Ração (Top Life ou similar) 15%
Observação: os painços de maneira geral são equivalentes em suas composições químicas, então um tipo só já é suficiente. No caso do Milheto é um ótimo alimento, pode ser usado na formula de sementes até 15% diminuindo a proporção do alpiste.

Os Aminoácidos na Nutrição das Aves: as aves necessitam ser bem nutridas em termos de energia, vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais e proteína/aminoácidos para expressar todo o seu potencial genético. Os aminoácidos são considerados os mais importantes dos nutrientes supracitados.
As proporções dos aminoácidos nas dietas são importantes, simplesmente porque alguns aminoácidos são essenciais, pois eles não podem ser sintetizados pelos pássaros, utilizando outros aminoácidos para suprir os seus requerimentos. Para as aves, os aminoácidos essenciais são a metionina, lisina, treonina, leucina, valina, isoleucina, arginina, fenilalanina, istidina e triptofano. Cistina e tirosina são semi-essenciais porque eles podem ser sintetizados a partir da metionina e fenilalanina, respectivamente.
Os requerimentos de energia dos pássaros são supridos, na maioria das dietas, pelo uso de cereais (sementes) ricos em amido e por gorduras. Em geral, os cereais possuem baixos níveis de proteínas com balanço ruim de aminoácidos. Devido a este problema, torna-se necessário o uso adicional de ingredientes ricos em proteínas. As proteínas derivadas de fontes vegetais possuem baixos níveis de alguns aminoácidos essenciais, portanto, o balanço de aminoácidos difere do requerido pelos pássaros. Isto pode causar um problema, particularmente para o suprimento de metionina.
A utilização de apenas proteínas derivadas de vegetais para suprir os requerimentos de aminoácidos essenciais, pode causar alguns problemas nutricionais. Por exemplo, altos níveis de aminoácidos não essenciais, pode aumentar o requerimento de alguns aminoácidos essenciais, como a metionina. Em adição, o excesso de proteína na dieta, vai causar uma maior excreção de nitrogênio pelas aves, pois os aminoácidos são desaminados e a cadeia de carbono é utilizada como fonte de energia.
A utilização de proteínas derivadas de produtos animais, como ovo desidratado, que possui altos níveis e um melhor balanço de aminoácidos essenciais que em associação com aminoácidos sintéticos, complementam de maneira mais equilibrada, a exigência das aves.
Algumas sementes que são freqüentemente utilizadas nas dietas das aves possuem outros problemas, associados com fatores anti-nutricionais que, na maioria das vezes, são inibidores de enzimas proteolíticas e normalmente estão ligados à proteína. Alguns destes fatores são termolábeis e podem ser desativados com o tratamento térmico.
Com isto, podemos concluir que o moderno conhecimento nutricional indica que as aves possuem requerimentos específicos de aminoácidos, os quais devem ser supridos, para que elas possam expressar todo o seu potencial genético. Se apenas um aminoácido não for suprido ele pode ser limitante para a ave.
A utilização de fontes de proteínas de alta qualidade e devidamente balanceadas, mais a suplementação com aminoácidos purificados é a melhor maneira de nutrir adequadamente as aves para suprir seus requerimentos protéicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário