Rádio


domingo, 31 de outubro de 2010

Como formar um Curió de fibra!!!

Seleção & Aptidão para Fibra.
Os filhotes comprovadamente machos são conduzidos para um amplo viveiro (eu usando um com as seguintes medidas (2.5x3.5xh=2.2)cm) em número máximo de 5 a 8 filhotes, sendo introduzidos todos simultaneamente (no mesmo momento). É importante que se proceda uma única introdução para que compitam em condições igualitárias entre se.
Observamos aí todo o período do Corrichar que no caso dos Curiós Geneticamente Aprimorados ou em fase de aprimoramento dura no máximo 90 dias quando se inicia os primeiros assovios.
Observamos:
1. Corricham em grupo de forma harmônica e pacifica.
2. Observamos o surgimento entre eles de uma "Hierarquia" com o surgimento de um ou dois lideres.
3. Observamos a liderança destes sobre o resto do grupo.
4. Observamos o surgimento dos primeiros assovios dos líderes do grupo que iniciam a cantoria "Na Cara" dos demais componentes do grupo.
5. Surgem em seguida as disputas de canto com o estabelecimento de territórios que vai desde o líder impedir os demais de beberem água ou comerem, pois estabelecera como seu território o bebedouro e comedouro, até o surgimento de perseguições entre eles.
6. Neste momento devemos separar os dois líderes em gaiolas individuais que permanecerão dentro do viveiro até a muda de ninho quando serão removidos para um recinto tranqüilo para efetuarem a muda.
7. Nesta fase os demais membros do grupo ainda poderão ser usados por mais 10 meses após a muda dos lideres (acredito) com estes no interior do viveiro, contudo, engaiolados.
8. Após a muda de ninho os lideres de um grupo de 08 já com canto definido passarão a exercitar-se na Arte da Fibra em Rodas, retornando sempre ao viveiro aonde permanecerão engaiolados na presença dos demais membros do grupo, que permanecerão sempre soltos.
9. Após 14 meses já pretos procedemos gradativamente o "Desmame" ou seja, a retirada gradual do convívio dos companheiros de viveiro.
OBS:
Informo ao Amigo, Acredito ser este o melhor método para a seleção e desenvolvimento de pássaros para a pratica da disputa em Rodas de Fibra, entretanto muito do que relato carece de estudos mais apurados para estabelecimento do Manejo Correto.
A complexidade do assunto bem como o equacionamento de todas as variáveis envolvidas no desenvolvimento da Fibra, tem dentre muitas, uma de primordial importância que é a Vetorização do Canto Fibra, que deve ter características próprias e bem definidas como ser "Curtíssimo e Ameaçador", dotado de auto nível de agressividade, se possível envolvendo os sons emitidos pelos Predadores da Espécie em questão etc. etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário